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Uma resposta para “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos – Parte 4”
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O contexto da produção de jogos apresentado nesta série de artigos explicita a complexidade envolvida na criação de jogos digitais mas há de se ressaltar que o acesso ao universo do desenvolvimento tem se tornado cada vez mais fácil. As tendências do mercado consumidor e o crescente interesse pelos jogos de estúdios independentes têm fomentado a formação de um ambiente propício ao surgimento de novos entusiastas. Através de ferramentas mais baratas e acessíveis, meios de distribuição e fontes alternativas de financiamento o ecossistema tem se tornado um pouco mais democrático para grande e pequenos desenvolvedores. A introdução ao desenvolvimento de jogos se dá de forma muito fácil e intuitiva através do uso das game engines. Estes ambientes de criação abstraem toda a complicada questão de tecnologia envolvida nos jogos permitindo aos desenvolvedores dedicar mais tempo ao design e programação, podendo desta forma criar produtos de maior qualidade através de um processo relativamente rápido e barato. Os exemplos de jogos apresentados na parte 3 demonstram a versatilidade do Unity e confirmam a hipótese de que a game engine apresenta todos os requisitos necessários para que se crie experiências inovadoras, permitindo aos desenvolvedores ampliar seus projetos desde o protótipo até o produto final, tudo baseado em práticas de desenvolvimento de jogos utilizadas pelo mercado profissional. O próprio mercado também é ponto positivo para desenvolvedores Unity já que existe uma comunidade grande e bastante ativa. A oferta de oportunidades na área também se mostra animadora para os que desejam trabalhar de forma profissional com o Unity permitindo o trabalho desde pequenos estúdios até estúdios mundialmente grandes. Embora possa parecer complicada para usuários iniciantes, a praticidade e funcionalidade da interface do Unity proporcionam ao desenvolvedor um ambiente bastante seguro e ágil para sua atividade, seja ela programação, game design, arte, etc. Além disso a grande quantidade de material disponível para estudo aceleram bastante o aprendizado inicial.
O Unity está disponível para download e instalação a partir do site Unity Technologies em planos individuais ou para empresas, livre de royalties (UNITY). Ele possui versão disponível para os principais sistemas operacionais do mercado.

Para criar jogos com o Unity não é necessário que o desenvolvedor seja um programador experiente mas de fato são necessários alguns conhecimentos básicos sobre programação (BLACKMAN, 2014). Nos fóruns de usuários do Unity é possível encontrar soluções ou respostas para dúvidas de programação facilmente. Também é possível encontrar na comunidade Unity programadores que fazem a codificação por valores bastante acessíveis ou até gratuitamente dividindo a autoria do projeto com o desenvolvedor ou game designer.
A tela inicial do Unity possui alguns templates1 para criação de jogos. Ao se escolher um template para jogos 2D o Unity carrega automaticamente vários módulos e layouts para a criação deste tipo de jogo. A tela principal do Editor do Unity é divida em várias janelas chamadas de views. As principais views são Hierarchy, Project, Scene, Game e Inspector. Existem muitas outras janelas auxiliares como Animation, Tile Palette entre outras que ajudam na configuração de um projeto de jogo. O layout das views pode ser configurado de várias maneiras se ajustando às preferências do desenvolvedor.

A arquitetura de construção de jogos principal do Unity é baseada na utilização de classes base fornecidas pela engine: a classe GameObject (objeto do jogo) e a classe Component, que através de classes derivadas, adiciona diversas funcionalidades aos objetos. A criação de objetos no Unity é bastante simples podendo ser feita através do menu superior ou diretamente nas views Hierarchy e Project. Adicionar componentes aos objetos é igualmente fácil através da view Inspector. Entre os principais componentes do Unity podemos destacar o Transform que reúne informações sobre o posicionamento do objeto no universo do jogo; o SpriteRenderer e o MeshRenderer que desenham imagens, objetos ou animações na tela; o RigidBody que adiciona simulações de física; os Colliders que auxiliam a detecção de colisões entre objetos; e os Scripts que permitem a criação de componentes customizados através de programação. A combinação de objetos e componentes permite ao desenvolvedor criar em minutos o protótipo de um piso e uma bola quicando sobre ele, por exemplo, isso sem adicionar uma única linha de código. Toda a abstração necessária para a simulação é fornecida pelo Unity.
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