Seu carrinho está vazio no momento!
Neste Módulo vamos finalmente começar a praticar diretamente na Godot. Quem quiser acompanhar o projeto mais de perto pode baixar o arquivo base que está lá no GitHub no link a seguir:
Arquivo Base do Projeto no Github

Agora com o projeto já aberto na Godot vamos começar a criar o jogo através da cena principal que é o background.
Primeiro vamos ver a estrutura de arquivos. O projeto baixado do GitHub tem apenas uma pasta que guarda os assets do jogo.

Com o objetivo de organizar os arquivos do projeto, eu adicionei mais uma subpasta: a pasta scenes que irá armazenar as cenas.

Para criar a cena basta ir até a janela Scenes da Godot e clicar em 2D Scene. A cena é um nó tipo Node2D.


Esta é a cena principal do jogo então eu a chamei de Jogo e salvei na pasta scenes como o nome jogo.tscn.

No diretório de arquivos do projeto nós temos a pasta assets e dentro dela uma subpasta chamada imagens, que guarda as texturas e sprites do jogo. Dentro da pasta texturas vamos encontrar as imagens que compoem o background.

Para adicionar as imagens à cena basta selecionar e arrastar para dentro da janela 2D. Na imagem abaixo arrastei a imagem_de_fundo.png para a cena do jogo e reposicionei para que ficasse alinhada com os eixos x e y no ponto (0, 0). Para fazer o ajuste utilizei a propriedade Transform > Position definindo as propriedade x e y de Position para 960 x 540 pixels.

Para completar basta repetir os passos para as outras duas texturas que compoem o background, a imagem_da_cavena.png e a imagem_das_pedras.png.

Para completar o background, precisamos de mais duas imagens: a lua e as nuvens. O processo é o mesmo. Na pasta sprites temos os arquivos lua.png e nuvens_spritesheet.png que vamos arrastar para a cena do jogo. Aqui precisamos ajustar a posição das imagens na árvore de nós da cena para que a lua e as nuvens não sejam mostradas na frente da caverna.

O último passo é duplicar o sprite de nuvens para que, nos próximos episódios, possamos animar o movimento delas de forma a sempre ter nuvens passando pela tela.

Nova atualização em breve…
Este módulo já está disponível no canal do YouTube para quem prefere acompanhar as aulas em vídeo.
Quem quiser também pode experimentar a versão para jogar online lá no Itch.io
por