Seu carrinho está vazio no momento!
Neste módulo veremos como baixar o jogo através do repositório do site no GitHub e conferir as configurações básicas do projeto.
O projeto básico do jogo com todos os assets e configurações iniciais está disponível para baixar no GitHub.
Basta clicar neste link para acessar o repositório.

Selecione a opção de Download Zip file.

Baixe o arquivo .zip para o seu computador em um pasta de sua preferência.
Extraia o arquivo com seu programa de descompactação de arquivos.

Abra a Godot e no Gerenciador de projetos, clique em Importar.

Vá até a pasta onde descompactou os arquivos e selecione o arquivo do projeto.

Clique em Open. Continue a importação, clicando em Import & Edit.

O arquivo base facilita bastante o trabalho de quem quer acompanha o projeto reprodunzindo uma cópia própria.
A Primeira vantagem é que todos os Assets usados no jogo já estão incluídos no projeto.
Navegando pela janela de Arquivos da Godot você poderá ver os arquivos de áudio e imagens. A pasta de imagens possui duas subpastas: sprites e texturas. Esta divisão é somente para melhorar a organização do projeto.

Para completar a estrutura de arquivos do projeto, você deve adicionar mais dois diretórios na pasta Assets. Um diretório para guardar os Scripts e outro para guardar as cenas do jogo, Scenes. O episódio #7 da temporada lá no YouTube mostra como criar essas pastas.

A segunda vantagem de baixar o projeto é ter configurações de projeto ajustadas para o jogo.
Nas configurações gerais podemos ajusta o nome do projeto e o número da versão.

Além dessas configurações, outra das mais importantes é a definição das configurações da janela de exibição do jogo, ou seja, como o jogo será apresentado na tela.

As principais configurações desta seção são a dimensão para qual estamos programando o jogo como padrão através das propriedades de altura e largura da Viewport e o Modo da janela define o comportamento do jogo em relação ao sistema operacional hospedeiro. Aqui temos a opção de definir se o jogo vai rodar em uma janela do sistema e se ela será redimensionável ou se o jogo rodará em tela cheia, exclusiva ou não.
Outra configuração importante é quanto ao aspecto de apresentação do jogo em relação à tela do dispositivo onde ele rodará. O jogo pode estar rodando nos mais variados dispositivos e isto implica tamanhos de tela diferentes. Felizmente, não precisamos nos preocupar com isso pois a Godot já faz o ajuste da tela do jogo de forma automática e ainda permite definir como queremos que este ajuste se comporte.
O ajuste da configuração Esticar nos permite definir especialmente duas propriedades importantes para isso: o Modo e o Aspecto.

O Modo vai definir como o jogo se comporta ao ser redimensionado. Existem 3 modos:
Nenhuma deformação acontece. Uma unidade na cena corresponde a um pixel na tela e os objetos permanecerão mantendo seu posicionamento, tamanho e distância entre si. Neste modo, a propriedade aspecto não tem efeito. Este modo é mais recomendado para aplicativos e não para jogos.
O tamanho base especificado em largura e altura nas configurações do projeto (Viewport) é esticado para cobrir toda a tela (levando em consideração o aspecto). Isso significa que tudo é renderizado diretamente na resolução desejada. O 3D não é afetado, enquanto no 2D não há mais uma correspondência 1:1 entre os pixels do sprite e os pixels da tela, o que pode resultar em deformações. Este modo é recomendado para a maioria dos jogos que não usam uma estética de pixel art, embora seja possível usar esse modo também para jogos de pixel art (especialmente em 3D).
O tamanho da viewport raiz é definido precisamente para o tamanho base especificado na seção Exibição das configurações do projeto. A cena é renderizada primeiro nesta viewport. Finalmente, esta viewport é dimensionada para caber na tela (levando em consideração o aspecto). Este modo é recomendado para jogos que usam uma estética pixel art.
A propriedade Aspecto define se o redimensionamento causará ou não a deformação da imagem do jogo para se adaptar ao tamanho da janela ou tela em que está sendo executado. Aqui podemos escolher por nenhuma deformação ou deformações para ocupar toda a tela, ou ainda de que mantenha a largura ou aaltura padrão.
Permite ajustar as configurações das entradas de dados do Jogador (Teclado, mouse, joystick, etc.), ou seja os comandos que permitem ao jogador selecionar menus, mover personagens, etc.
A Godot nos permite controlar de forma precisa alguns acontecimentos do jogo através do sistema de camadas. Nos jogos, de maneira geral, precisamos que o personagem possa detectar colisões com outros elementos da cena de forma específica. As camadas facilitam essa detecção pois podemos determinar exatamente quais camadas serão capazes de colidir ou detectar inimigos, joias o cenários e outros elementos do jogo.
O arquivo base do projeto já apresenta as configurações das camada que utilizaremos no jogo

por