Seu carrinho está vazio no momento!
Estruturas de dados são formas de organizar e armazenar informações de um jeito eficiente, facilitando o acesso e a manipulação desses dados. Existem várias estruturas de dados. As mais comuns são arrays (ou listas) e dicionários. Vamos ver como elas funcionam no GDScript.
Arrays são coleções ordenadas de elementos, acessíveis por índices, como uma lista de itens no inventário de um jogo.
#
# Exemplos de declaração e inicialização de arrays
#
# declarando um array vazio
var meu_array_vazio = []
# declarando e inicializando um array
var meu_array = [1, 2, 3, 4, 5]
# também é possível criar arrays mistos
var array_misto = [1, "texto", 3.5, true]O acesso aos elementos em um array é feito através de índices, começando do zero.
#
# Acessando dados em um array
#
var itens= ["espada", "poção", "fruta"]
func acesso():
# imprime primeiro dado do array: espada
print(itens[0])
# imprime último dado do array: fruta
print(itens[2])
# ou
print(itens[-1])
Como toda linguagem de programação, o GDScript oferece alguns métodos bastante úteis pra manipular arrays. Dessa forma, podemos adicionar ou remover elementos do array, redimensioná-lo e muito mais.
A seguir temos alguns exemplos de manipulação de arrays:
#
# alterando dados em um array
#
var itens= ["espada", "poção", "fruta"]
func muda_array()
# troca o último dado do array de fruta para verdura
itens[2] = "verdura"
# adiciona um elemento no final do array
itens.append("roupa")
# remove a primeira ocorrencia de poçãoque encontra no array
itens.erase("poção")
# redimensiona o array
# inclui elementos vazios se o array possui menos de 10 elementos
# ou elimina os últimos elementos se o array possui mais de 10
itens.resize(10)
# remove o elemento do índice
itens.remove_at(2)
# esvazia o array, removendo todos os elementos
itens.clear()Dicionários são coleções de pares chave-valor, onde cada chave é única e mapeia para um valor. Eles são super úteis quando você quer associar informações específicas de forma organizada.
#
# Exemplos de declaração e inicialização de dicionários
#
# declarando um dicionário vazio
var dicionario_vazio = {}
# declarando e inicializando um dicionário
var dicionario_personagem = {
"nome": "Mario",
"vida": 100,
"mana": 50
}Para acessar os valores armazenados em um dicionário, utilizamos as chaves.
#
# Acessando dados em um dicionário
#
var dicionario_personagem = {
"nome": "Mario",
"vida": 100,
"mana": 50
}
print(dicionario_personagem["nome"]) # Mario
print(dicionario_personagem["vida"]) # 100Assim como os arrays, os dicionários também possuem alguns métodos para manipulação dos dados.
#
# Modoficando dados de um dicionário
#
var dicionario_personagem = {
"nome": "Mario",
"vida": 100,
"mana": 50
}
dicionario_personagem["vida"] = 80
print(dicionario_personagem["vida"]) # 80#
# Manipulação dos valores de um dicionário
#
var dicionario_personagem = {
"nome": "Mario",
"vida": 100,
"mana": 50
}
# Adicionando novo par de dados
dicionario_personagem["forca"] = 75
print(dicionario_personagem)
# imprime: { "nome": "Mario", "vida": 80, "mana": 50, "forca": 75 }
# Removendo dados
dicionario_personagem.erase("mana")
print(dicionario_personagem)
# imprime: { "nome": "Mario", "vida": 80, "forca": 75 }
# Acessando todas as chaves do dicionário
var chaves = dicionario_personagem.keys()
print(chaves) # ["nome", "vida", "forca"]
#Acessando todos os valores
var valores = dicionario_personagem.values()
print(valores) # ["Mario", 80, 75]# Iterando sobre arrays
for fruta in frutas:
print(fruta)
# Iterando sobre dicionários
for chave in dicionario_personagem.keys():
print(chave, ":", dicionario_personagem[chave])