Módulo 03 – Estruturas de Controle

Conhecendo melhor as Estruturas de Controle

Condicionais

O que são Condicionais?

Condicionais são estruturas de controle que permitem executar blocos de código diferentes com base em condições específicas.

Sintaxe Básica do If

GDScript
#
# Exemplo da estrutura condicional if
#

# condiçao testada
if condição:
     # Código a ser executado se a condição for verdadeira
     print("Condição é verdadeira")

Sintaxe if else

GDScript
#
# Exemplo da estrutura condicional if else
#

# condiçao testada
if condição:
     # Código a ser executado se a condição for verdadeira
     print("Condição é verdadeira")
else:
     # Código a ser executado se a condição for false
     print("Condição é falsa")

Sintaxe if elif else

If verifica se a condição é verdadeira e executa um bloco de código.

Else executa um outro bloco de código se a condição do if for falsa.

Elif (Else If) verifica uma nova condição se a condição anterior for falsa.

GDScript
#
# Exemplo da estrutura condicional if else
#

# condição testada
if condiçao:
     # Código a ser executado se a condição for verdadeira
     print("Condição é verdadeira")
elif segunda_condicao:
     # Código a ser executado se a condição for false
     print("Condição é falsa mas Segunda Condição é verdadeira")
else:
     # Código a ser executado se a condição for false
     print("Condição e Segunda Condição são falsas")

Laços de Repetição

Os laços de repetição são fundamentais para executar blocos de código várias vezes de maneira eficiente. Utilizando estruturas como for e while, podemos iterar sobre coleções de dados, executar ações repetitivas e controlar o fluxo do jogo de forma dinâmica. Compreender como usar esses laços é crucial para automatizar tarefas e criar comportamentos complexos em seus projetos na Godot Engine.

O Loop For

O for é utilizado para iterar sobre uma sequência (como uma lista ou um intervalo de números).

Sintaxe Básica do For

GDScript
#
# Sintaxe básica do loop for
#

for item in colecao:
     # código a ser executado para cada item
     print("Cada item me imprime.")

# Exemplo
var lista = [1, 2, 3, 4, 5]
for numero in lista:
     print(numero)
# imprime:
# 1
# 2
# 3
# 4
# 5

Uso de range()

A função range() gera uma sequência de números, útil para loops com contadores.

GDScript
#
# Exemplo
#

for i in range(5):
     print(i)
# imprime:
# 0
# 1
# 2
# 3
# 4

O Loop While

O while repete um bloco de código enquanto uma condição for verdadeira.

Sintaxe Básica do While

GDScript
#
# Sintaxe básica do loop while
#

while condicao:
     # código a se executado enquanto a condição for verdadeira
# Exemplo
var contador = 0
while contador < 5:
     print(contador)
     contador += 1
# imprime
# 0
# 1
# 2
# 3
# 4

Seleção por Correspondência

A estrutura de seleção por correspondências de valores permite comparar uma variável contra várias condições possíveis, simplificando o código e melhorando sua legibilidade.

O GDScript utiliza a palavra-chave match para criar blocos de seleção por correspondência . Similar ao switch encontrado em outras linguagens de programação, o match facilita a verificação de múltiplos casos de forma concisa e organizada.

Cada caso é definido por um valor ou padrão específico, e o bloco de código correspondente é executado se a variável coincidir com esse valor ou padrão.

O match também permite a utilização de um valor padrão através do uso de um caractere de underline (_).

Sintaxe Básica do Match

Por exemplo, ao implementar diferentes comportamentos para um personagem baseado em seu estado atual, o match pode ser utilizado da seguinte forma:

GDScript
match estado_do_personagem:
    "parado":
        print("O personagem está parado.")
    "andando":
        print("O personagem está andando.")
    "correndo":
        print("O personagem está correndo.")
    _:
        print("Estado desconhecido.")

Estruturas de Controle Aninhadas

Condicionais Aninhadas

É possível aninhar estruturas de controle, como condicionais dentro de loops ou loops dentro de condicionais.

GDScript
#
# Exemplo
#

var numeros = [1, 2, 3, 4, 5]
for numero in numeros:
     if numero % 2 == 0:
          print("%d é par" %[numero])
     else:
          print("%d é ímpar" [numero])
# imprime:
# 1 é impar
# 2 é par
# 3 é impar
# 4 é par
# 5 é impar


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