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O que são Condicionais?
Condicionais são estruturas de controle que permitem executar blocos de código diferentes com base em condições específicas.
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# Exemplo da estrutura condicional if
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# condiçao testada
if condição:
# Código a ser executado se a condição for verdadeira
print("Condição é verdadeira")#
# Exemplo da estrutura condicional if else
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# condiçao testada
if condição:
# Código a ser executado se a condição for verdadeira
print("Condição é verdadeira")
else:
# Código a ser executado se a condição for false
print("Condição é falsa")If verifica se a condição é verdadeira e executa um bloco de código.
Else executa um outro bloco de código se a condição do if for falsa.
Elif (Else If) verifica uma nova condição se a condição anterior for falsa.
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# Exemplo da estrutura condicional if else
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# condição testada
if condiçao:
# Código a ser executado se a condição for verdadeira
print("Condição é verdadeira")
elif segunda_condicao:
# Código a ser executado se a condição for false
print("Condição é falsa mas Segunda Condição é verdadeira")
else:
# Código a ser executado se a condição for false
print("Condição e Segunda Condição são falsas")Os laços de repetição são fundamentais para executar blocos de código várias vezes de maneira eficiente. Utilizando estruturas como for e while, podemos iterar sobre coleções de dados, executar ações repetitivas e controlar o fluxo do jogo de forma dinâmica. Compreender como usar esses laços é crucial para automatizar tarefas e criar comportamentos complexos em seus projetos na Godot Engine.
O for é utilizado para iterar sobre uma sequência (como uma lista ou um intervalo de números).
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# Sintaxe básica do loop for
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for item in colecao:
# código a ser executado para cada item
print("Cada item me imprime.")
# Exemplo
var lista = [1, 2, 3, 4, 5]
for numero in lista:
print(numero)
# imprime:
# 1
# 2
# 3
# 4
# 5A função range() gera uma sequência de números, útil para loops com contadores.
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# Exemplo
#
for i in range(5):
print(i)
# imprime:
# 0
# 1
# 2
# 3
# 4O while repete um bloco de código enquanto uma condição for verdadeira.
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# Sintaxe básica do loop while
#
while condicao:
# código a se executado enquanto a condição for verdadeira
# Exemplo
var contador = 0
while contador < 5:
print(contador)
contador += 1
# imprime
# 0
# 1
# 2
# 3
# 4A estrutura de seleção por correspondências de valores permite comparar uma variável contra várias condições possíveis, simplificando o código e melhorando sua legibilidade.
O GDScript utiliza a palavra-chave match para criar blocos de seleção por correspondência . Similar ao switch encontrado em outras linguagens de programação, o match facilita a verificação de múltiplos casos de forma concisa e organizada.
Cada caso é definido por um valor ou padrão específico, e o bloco de código correspondente é executado se a variável coincidir com esse valor ou padrão.
O match também permite a utilização de um valor padrão através do uso de um caractere de underline (_).
Por exemplo, ao implementar diferentes comportamentos para um personagem baseado em seu estado atual, o match pode ser utilizado da seguinte forma:
match estado_do_personagem:
"parado":
print("O personagem está parado.")
"andando":
print("O personagem está andando.")
"correndo":
print("O personagem está correndo.")
_:
print("Estado desconhecido.")É possível aninhar estruturas de controle, como condicionais dentro de loops ou loops dentro de condicionais.
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# Exemplo
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var numeros = [1, 2, 3, 4, 5]
for numero in numeros:
if numero % 2 == 0:
print("%d é par" %[numero])
else:
print("%d é ímpar" [numero])
# imprime:
# 1 é impar
# 2 é par
# 3 é impar
# 4 é par
# 5 é impar